Quem Somos

O IHEL (Instituto de Hematologia de Londrina) é uma empresa de assistência hospitalar que atende a toda Londrina e região, buscando sempre a melhoria na qualidade dos serviços prestados.

Nossa história começou em 1973, quando, devido a escassez de hemoderivados do sangue no Hospital Universitário de Londrina, o então residente de cirurgia geral Dr. Arnaldo Antônio Calixto, faz algumas ressalvas pela falta de sangue à diretoria do hospital, solicitando soluções para o problema.

A curiosidade em saber o porquê desta escassez fez com que o Dr. Calixto se interessasse pela área e, observando vários problemas dentro da hemoterapia do hospital, acabou sendo convidado a trabalhar no banco de sangue daquele hospital.

Assumindo o novo cargo, o médico realizou várias mudanças internas, fazendo com que os principais problemas fossem resolvidos; agindo de uma maneira especial na escassez do material, buscando doadores nas filas de visitas do próprio hospital, fazendo ações em empresas da região, corpo de bombeiros e tiro de guerra.

Em 1975, Dr. Calixto foi procurado pelo superintendente do INAMPS, Wilson Sales, para montar um banco de sangue que atendesse o INAMPS, o qual convidou o Dr. José Dirceu Pereira, que era hematologista titulado e docente na UEL, para compor em sociedade o Instituto de Hematologia de Londrina, este ficou um ano na sociedade, em 1977, Dr. Calixto se associa ao Dr. Clemente Tagliari.

O IHEL começou de forma bastante tímida, mas aos poucos foi ganhando mercado e com o reconhecimento da qualidade nos serviços prestados, sua área de atuação foi expandindo e, em 1979, incorporou o direito acionário do Banco de Sangue de Londrina. Na sequência vieram os bancos de sangue de Apucarana e Santo Antônio da Platina. Hoje o IHEL atende a 77 hospitais no Norte do Paraná com exclusividade.

Em 1984, o IHEL resolveu abrir extensões de seus serviços de hematologia e hemoterapia em Cascavel, Ourinhos, Assis e outras cidades. Chegou também no Estado de Mato Grosso com atividades na região Cuiabá; Rondonópolis até Rondônia, incluindo Cáceres, Primavera do Leste e Tangará da Serra.

O IHEL vem estendendo suas atividades, e já chegou também em Pernambuco. Em Recife foi pioneira nas atividades de transplante de medula óssea, além dos serviços hemoterápicos.

O IHEL ainda mantém a Casa do Hemofílico de Londrina, com serviços de assistência aos pacientes portadores de deficiência em fator 8 (hemofilia A), fator 9 (hemofilia B)

Atender à regulamentação vigente é um objetivo, mas sobretudo atender à população de doadores e receptores de sangue ou componentes com padrões de qualidade preconizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Organização Mundial de Saúde (OMS), Associação Americana de Banco de Sangue (AABB), e Ministério da Saúde (MS) é o nosso maior objetivo.